Eventos, Factos, Trends

Mentes Brilhantes em Luanda


luandaO Mentes Brilhantes mudou-se temporariamente para a fantástica cidade de Luanda. Com grande pena minha, é só até ao final da semana.

É sempre um prazer voltar a esta metrópole quente e cosmopolita, onde a actividade é fervilhante e o progresso um espectáculo em todo o seu esplendor.

Esperava ver sinais de abrandamento económico, tendo em conta a baixa do preço do petróleo e os sinais dados pelo governo de Angola para haver contenção… todavia tal ainda não se verifica no pulsar da cidade, que continua pujante de actividade económica.

De facto, desde Novembro passado, altura em que cá estive, não se notam grandes diferenças, a não ser no crescimento das infraestruturas (estradas, habitação, tecnologia, turismo, equipamwntos de saúde e lazer, etc.), a par com a natural evolução social de um país em franco crescimento e em plena aprendizagem do que significa prosperar em paz.

O tema do momento hoje foi a entrada em vigor do novo Código da Estrada, que obriga ao uso de cintos de segurança nos lugares traseiros dos veículos. Tal verifica-se francamente complicado num parque automóvel em que grande percentagem dos veículos não tem os ditos cintos de série…

Começo amanhã uma longa jornada de formação a quadros de uma construtora fortemente implantada na região, naquela que é a terceira contribuição que dou ao desenvolvimento deste país que tão bem me acolheu. Espero voltar mais  vezes este ano, pois o ambiente que se vive aqui é bem mais entusiasmante e optimista que aquele que se vive na velha Europa 🙂

Isso de resto pode-se confirmar pelo afluxo de expatriados a Luanda. No meu vôo falava-se mais de dez línguas diferentes, e o número de angolanos é cada vez menos expressivo nestes vôos. Segundo os últimos números divulgados, há mais de 100.000 portugueses em Angola e só o ano passado foram emitidos mais de 80.000 vistos pelo Consulado angolano em Lisboa. Basta ler a edição deste mês da Exame para percebermos o destaque dado a Angola, para onde têm migrado aliás as principais consultoras.

Luanda é hoje assim um destino económico incontornável, sinal dos tempos em que vivemos. Por isso mesmo, um dos temas que cada vez mais se coloca às empresas portuguesas é se estão devidamente preparadas para a sua inevitável internacionalização, e se dão a devida preparação e acolhimento aos seus expatriados. Mas sobre esse tema escreverei em post posterior.

Abraços e até breve!

8 opiniões sobre “Mentes Brilhantes em Luanda”

  1. Caro Ricardo Costa,

    Espero que o “Mentes Brilhantes” se esteja a dar bem por esses lados, e mais importante, gostaria que quando voltasse me desse alguns minutos do seu precioso tempo para falarmos sobre este tema, dado que neste momento sou um “forte candidato” a engrossar esta “onda” de quadros portugueses que está a mudar-se para sul do Equador.

    Um forte abraço e boa sorte para a acção de Formação

    Jorge Macias Nobre

    Gostar

  2. v ivo de saudades de Luanda.Vou morrer cheia delas.Obrigado pelo artigo.eu vivia na rua da policia,no predio da land rover,uniao comercial de automoveis,que sxaudades,que saudadesque e feito do bairro Salazar,que e feito de todo o Mundo do bairro da minha idade vou levar te comigo para sempre…………………………………

    Gostar

Deixe um comentário