Reflexões, Trends

Factor P


20090129_post_graphO post de hoje surge de um cruzamento de leituras diversas que, de forma feliz, me levaram a mais uma reflexão.

A primeira leitura (que recomendo), vem da London Business School. Da autoria do Prof. Julian Birkinshaw, o artigo chama-se “Play hard, work hard”. Nesta peça de estudo e reflexão, o autor expõe diversas conclusões a que chegou nos seus estudos aplicados ao contexto organizacional.

Neste caso concreto, o tema central é aquilo a que eu chamo o factor P – de “play”, e não de “preguiça” 🙂 – e a forma como influencia o nosso desempenho profissional.

O factor P pode ser explicado em português como a “componente lúdica” do nosso trabalho. No estudo do autor, está directamente relacionado com a capacidade de participar em redes sociais e estar ligado, numa análise centrada na geração da Web 2.0.

Eu prefiro uma abordagem mais lata, e falo do prazer que tiramos do nosso trabalho. Este é um tema que me é particularmente caro nesta fase da vida, em que eu posso afirmar sem qualquer tipo de dúvida que faço aquilo que gosto. Esta afirmação é radicalmente diferente de outra, aparentemente parecida, que postula que gostamos daquilo que fazemos.

Aparentemente igual, certo? Mas não é verdade. No primeiro caso, assumimos que fazemos aquilo que nos dá prazer e realiza, aquilo em que podemos aplicar plenamente os nossos talentos e que nos permite obter o máximo de valorização percebida e recompensa potencial. No segundo caso, cumprimos um papel, que tem uma componente de coisas que até gostamos de fazer, e que tentamos que compense claramente as coisas que não gostamos de fazer (e que também temos de fazer). Isso significa que eu reparto energias entre produção positiva e produção negativa, sendo que a segunda me consome imensos recursos, tempo e energia.

Muitas vezes aceitamos esta situação por estarmos presos por aquilo a que eu chamo “algemas douradas”um estatuto socialmente invejável, uma remuneração fixa atraente, sinais exteriores de riqueza, etc. -, que justificamos manter por não podermos abdicar do nosso “estilo de vida” (habitualmente sujeito à cosmética dos “compromissos e responsabilidades assumidas”)

Quando vemos que o potencial de ganhos é exponencialmente superior ao concentramo-nos no nosso talento, aí decidimos ganhar coragem para mudar de foco. Sugiro que leiam o livro do Tim Ferriss4 Horas por Semana -, que nos explica como aquilo que verdadeiramente interessa é levar o estilo de vida que um milhão de dólares nos pode proporcionar, e não propriamente ter ou ganhar o tal milhão de dólares (e isto faz toda a diferença!).

Mas voltemos à peça da LBS – esta peça reforça a ideia de que é tonto e inútil tentar travar o acesso dos colaboradores às redes sociais: elas estão “embebidas” no modus operandi das novas gerações, e elas vão sempre encontrar forma de se relacionarem. Em vez de tentar travar o fenómeno, faz mais sentido tentar aproveitá-lo:

  • Dando liberdade de acesso e pedindo responsabilidades mais pelos outputs que pelos inputs;
  • Promovendo a extranetworking como forma de capturar conhecimento relevante para a organização;
  • Promovendo a confiança e ganhando maior commitment;
  • Libertando as pessoas da tradicional desconfiança face aos “superiores hierárquicos”

Sobre este tema li um artigo deliciosamente mordaz e irónico do João Vieira da Cunha no Diário Económico, que recomendo vivamente: chama-se Blogs e Twitter e goza descaradamente com o provincianismo de alguns “gestores controleiros” que ainda pululam no nosso tecido empresarial.

Sobre a tentação controladora dos nossos gestores, sugiro a leitura dos meus posts:

Sobre o advento da Web 2.0  e das redes sociais, sugiro a leitura dos meus posts e artigos:

Ainda sobre a liberdade e o  talento, sugiro a leitura dos meus posts:

Votos de boa reflexão e façam o favor de ser felizes (dá saúde e dinheiro 🙂 !)

3 opiniões sobre “Factor P”

  1. Tenho seguido atentamente o seu blog, com o qual aprendo bastante, mas não posso deixar de lhe perguntar:
    – está a trabalhar em Portugal?
    – gere alguma empresa?

    É que me parece que o conceito da responsabilização dos trabalhadores não funciona de forma tão eficaz no nosso país. Da mesma forma que me parece uma utopia querer que as empresas, em Portugal, assumam o seu componente social e os prejuízos inerentes (a propósito de outro post onde falava sobre a maternidade nas empresas).
    A realidade está muito longe do ideal.

    Gostar

  2. Boa tarde Ana!

    Muito obrigado pelo seu comentário, que me deu oportunidade para explicar melhor o meu ponto de vista.

    Começando por responder às suas questões essenciais: a) sim, trabalho em Portugal e com muito gosto 🙂 b) e sim, tenho tido responsabilidades de gestão em empresas, tanto de gestão portuguesa como de gestão internacional.

    E é precisamente por isso que escrevi o que escrevi e penso o que penso. Permita-me clarificar: a) porque já trabalhei em contextos nacionalmente e culturalmente diversos, sei que não estamos fadados para a mediocridade; b) também por isso não ignoro que temos ainda um longo caminho a percorrer (e por isso escrevo o que escrevo e procuro praticar o que penso). O problema não é do país (boas e más práticas há em todo o lado do mundo), mas sim do grau de preparação dos gestores e dos próprios colaboradores das empresas.

    Enquanto o grau de preparação e educação for baixo, a tentação de cair em práticas imediatistas ou em estilos de gestão/psicologia tirados da “literatura de estação de serviço” é muito grande. Já vi isso acontecer e sei o resultado que dá… não é bom, como deve saber.

    Também já vi e já implementei boas práticas e sei o retorno que dá. Por isso não olho para o exercício da maternidade como algo que seja um prejuízo do ponto de vista organizacional. Algumas das colaboradoras mais motivadas e produtivas que tive, tiveram oportunidade de ser mães em pleno e retribuíram generosamente essa opção de gestão que a organização assumiu.

    A realidade está muito longe do ideal? Sim. É utopia querer mais, ser mais exigente e explicar que compensa economicamente fazer melhor? Não. É apenas sinal de que não desistimos de dar o nosso contributo para o progresso do nosso país.

    É uma longa jornada? Sim. Tem obstáculos pelo caminho? Claro! Vale a pena? Sem dúvida 🙂 !!!

    Aceite um abraço amigo deste gestor português em Portugal, em vésperas de partida para Luanda 🙂

    Ricardo

    Gostar

Deixe um comentário