Não resiti a partilhar convosco algumas boas notícias sobre a nossa língua portuguesa:
- Cerca de mil e duzentos documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos estão, desde o dia 8 de Janeiro, disponíveis para os 220 milhões de falantes de português em todo o mundo. No âmbito da missão que lhe foi atribuída pelo Estado português, o Instituto Camões modernizou o seu site institucional e o seu Centro Virtual Camões, ferramentas estratégicas para o ensino e aprendizagem do português, bem como para a divulgação da língua e cultura portuguesas, que contam já com cerca de 500 mil visitantes. A Biblioteca Digital Luís de Camões, que albergava já importantes documentos históricos, mas de acesso condicionado, passou assim a disponibilizar livremente cerca de mil e duzentos testemunhos culturais, entre textos literários, pautas musicais, ensaios, poesia e estudos científicos. Esta nova ferramenta online revela-se um recurso precioso para a nossa comunidade linguística, com mais de 220 milhões de falantes, e também para um número cada vez maior de pessoas que, em todo o mundo, se interessam pela nossa cultura e que pretendem estudar o português.
- A Biblioteca Nacional Digital é um projecto lançado pela Biblioteca Nacional, no sentido de estruturar um conjunto de instrumentos e de operações facultadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, facilitando o acesso a um vasto espólio de recursos em língua portuguesa.
Ainda no âmbito das bibliotecas digitais, mas com um âmbito mais vasto, não resisto a divulgar ainda:
- o Projecto Guttenberg
- Europeana – A Biblioteca Digital Europeia – este projecto é uma das grandes apostas da Comissão Europeia e querem que seja maior que a Biblioteca de Alexandria (se bem que ainda se encontre numa fase algo “embrionária”…)
Votos de boas leituras 😉
Uma opinião sobre “Língua Portuguesa: um mundo para explorar”