Breve post, de partida para o fim de semana, inspirado num post da Laurinda Alves, com o título “Uma breve conversa entre parêntesis”.

Neste post a Laurinda conta um episódio tocante passado entre o seu filho e o pianista russo Nicolai Lugansky. Resumindo a história, a Laurinda ficou tocada pelo facto de um artista deste gabarito, após um exigente concerto, ainda ter disposição e força para prestar atenção aos seus admiradores e conversar com eles (leiam o post e vejam o vídeo, que valem mesmo a pena 😉 !).

Esta nota fez-me pensar um pouco como a essência do talento passa por vezes por coisas tão simples e tão antigas, que quase parecem fora de moda: já os meus avós exaltavam o brio profissional e a dedicação a uma arte ou profissão como valores fundamentais a preservar.

Se atendermos aos que são hoje as nossas referências (os nossos talentos de eleição), provavelmente encontramos neles todos este espírito de missão, esta abnegação, este amor pela profissão ou pela arte, esta dedicação aos seus públicos ou destinatários.

E isto ultrapassa qualquer momento de cansaço, qualquer desalento, qualquer frustração: pois é para eles e por eles que existimos e nos levantamos todos os dias para cumprir a nossa missão de vida. É para eles e por eles que brilhamos e nos esforçamos, que ultrapassamos os nossos limites e exultamos com os nossos feitos.

Os talentos vivem acima de tudo para dar aos outros: são seres sociais, generativos, generosos.

Porque o talento é dádiva e a máxima “the show must go on” permanece actual.

Será que temos prestado atenção a isto quando procuramos talento para as nossa organizações? Andamos mesmo a procurar talento ou apenas a “pescar estrelas cadentes”?

Boa reflexão e votos de bom fim de semana 😉 !

2 thoughts on “Dedicação e Brio: disto (também) se fazem os talentos

  1. «Nada é permanente neste mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas.»

    Visite e participe no fórum «Cais112» onde pode falar de tudo que esteja relacionado com saúde, desemprego, sociedade, desabafos, etc.

    Para que possa encontrar ajuda e ajudar o próximo com as sua experiências.

    Visite-nos e faça do «Cais112» um cais de interajuda para quem mais precisa!

    http://www.cais112.com

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s